quarta-feira, 29 de julho de 2009

ENROLANDO O PROFESSOR

Na véspera de uma prova, 4 alunos resolveram chutar o balde: iriam viajar.
Faltaram à prova e então resolveram dar um "jeitinho". Voltaram à USJT na terça, sendo que a prova havia ocorrido na segunda. Então dirigiram-se ao professor:
- Professor, fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos consertá-lo, tivemos mil problemas, e por conta disso tudo nós nos atrasamos, mas gostaríamos de fazer a prova.
O professor, sempre compreensivo:
- Claro, vocês podem fazer a prova hoje à tarde, após o almoço.
E assim foi feito. Os rapazes correram para casa e se racharam de tanto estudar, na medida do possível. Na hora da prova, o professor colocou cada aluno em uma sala diferente e entregou a prova:
- Primeira pergunta, valendo 1 ponto: algo sobre "Lei de Ohm".
Os quatro ficaram contentes pois haviam visto algo sobre o assunto. Pensaram que a prova seria muito fácil e que haviam conseguido se "dar bem". Mas aí veio a segunda pergunta:
- Valendo 9 pontos: "Qual dos quatro pneus furou?"

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR 1º C, 2º ANO A E B

A ESCOLA É O GUIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Desde a antiguidade o homem já se comunicava, inicialmente de forma oral, registrava pinturas nas paredes das cavernas e com o passar do tempo através da escrita.
Segundo Defleur e Ball-Rockeach, a história se divide em antes e depois da escrita.
Ainda na época do homem da caverna, este procurava utensílios que facilitassem suas tarefas, a descoberta do fogo, o ferro, a escrita e atualmente os grandes inventos tecnológicos. O homem vive em constante processo evolutivo e não podemos ignorar tal evolução.
E agora estamos vivendo na era digital e as instituições educacionais estão utilizando este meio para a construção do conhecimento.
Para que haja a descoberta do novo, o individuo tem que está disposto, aberto e interessado em produzir conhecimento e só assim ele estará se inserindo na tão falada e sonhada “SOCIEDADE DO CONHECIMENTO”.

SUCESSO NA CONDUÇÃO DESTA ATIVIDADE.

ATIVIDADE C eINTERDISCIPLINAR 1ºC, 2º A e B DO ENSINO MÉDIO

Esta atividade visa promover a interação entre diferentes disciplinas, analisando as relações existentes entre o conteúdo e o contexto social do aluno.
O tema a ser trabalhado é “Personagem da Matemática”. Assim, propomos a elaboração de uma biografia que contemple aspectos da vida, da(s) obra(s), discussões sobre a matemática por ele desenvolvida, bem como o contexto social envolvido. Além disso, que sejam pontuadas as áreas do conhecimento inseridas no trabalho.
Os Matemáticos a serem estudados são.
1º ANO C- Pitagoras, Bhaskara, Al-Khwarizmi
2º ANO A - John Nappier e Hery Briggs, Rene Descartes, Evarist Galois.
2º ano B - John Nappier e Hery Briggs, Rene Descartes, Euclides
É importante ressaltar que na elaboração da biografia, cada aluno deverá trazer materiais que possam subsidiar o trabalho, ou seja, livros, revistas e de outras fontes como materiais da internet.
As turmas deverão ser divididas em grupos (já combina em sala de aula) e deve-se explorar na apresentação toda a sua criatividade não deixando de observar o uso dos recursos tecnológicos existentes na escola quando da apresentação do trabalho bem como no momento da pesquisa.
A fim de ajudá-los na pesquisa, indicamos alguns sites para consulta:
www.somatematica.com.br
www.astronomia.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.matematica.br/historia