segunda-feira, 19 de maio de 2008

Atividade 1º ano

Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira
Professor – José de Santana Santos Junior
Disciplina - Matemática
Série – 1º ano ensino médio
Turno – vespertino

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (JOGO)

Conteúdo a ser trabalhado: função afim ou do 1º grau e função quadrática.

Objetivo da atividade: trabalhar de forma geral acerca das funções afim e quadrática, dando ênfase aos aspectos gráficos, ressaltando suas aplicações.

Habilidades trabalhadas: privilegiar o auto-conhecimento do aluno, bem com a interação e a socialização entre os mesmos, promovendo uma construção coletiva no processo ensino-aprendizagem.


Tiras de propriedades para funções

Número de participantes: 3 ou 4

Material necessário: uma cópia das tiras de propriedade e das cartas de funções. As tiras e cartas dessa cópia devem ser recortadas.

Regras:

1) As cartas de funções são embaralhadas e, com as faces voltadas para baixo, dispostas sobre uma mesa ou carteira formando um monte.

2) As tiras de propriedades também são embaralhadas e distribuídas em número igual por entre os jogadores. Cada um deve receber pelo menos 4 tiras. Nem todas precisam ser distribuídas.

3) Para a primeira função retirada do monte, cada jogador seleciona, entre suas tiras, aquelas que correspondem à propriedade dessa função. Depois os jogadores discutem entre si se as propriedades selecionadas são realmente válidas para a função em questão.

4) Cada tira de propriedade corretamente escolhida representa um ponto para o jogador.

5) Posteriormente, as tiras de propriedade são novamente juntadas, embaralhadas e distribuídas para os jogadores e outra função é retirada do monte. Os jogadores mais uma vez escolhem, entre suas tiras, as que apresentam propriedades da função selecionada.

6) O jogo continua sucessivamente assim durante 4 ou 5 vezes, conforme combinado pelos jogadores.

7) O ganhador será aquele que ao final tiver obtido o maior número de pontos.

Tira de propriedades


 Possui uma única raiz;
 Possui um a raiz negativa;
 Não tem raízes;
 É decrescente em seu domínio;
 Tem concavidade para baixo;
 Assume um valor mínimo;
 É crescente a esquerda do vértice e decrescente á direita desse ponto.;
 Corta o eixo oy abaixo do eixo ox;
 Possui duas raízes com sinais distintos;
 Seu valor máximo é positivo;
 Seu valor mínimo é positivo;
 Possui duas raízes com mesmo sinal;
 Tem raiz única;
 Seu valor máximo é negativo;
 Se valor mínimo é negativo;
 Possui uma raiz nula;
 Possui duas raízes distintas;
 É crescente em seu domínio;
 Tem concavidade para cima;
 Assume um valor máximo;
 É crescente à direita do vértice e decrescente a esquerda desse ponto;
 Corta o eixo oy acima do eixo ox


CARTAS DE FUNÇÕES

1) Y = 2X + 1
2) Y = 2X – 1
3) Y = 3X -
4) Y = -X
5) Y =
6) Y =
7) Y = X
8) Y = 2X
9) Y= X
10) Y = -2X+1
11) Y = -2X-1
12) Y =
13) Y = - X
14) Y = -2X
15) Y = -X
16) Y = 4X
17) Y = -
18) Y = -
19) Y = X
20) Y =-4X

Um comentário:

Katia Smole disse...

Deveria ter colocado a fonte do jogo Tiras de propriedades da função, uma vez que não foi você quem o criou não é?

Katia Smole, uma das autoras do jogo que foi publicado no livro da Ed Saraiva, Matemática para Ensino Médio, vol 1.