segunda-feira, 19 de maio de 2008

Atividade 3º ano

Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira
Professor: José de Santana Santos Junior
Disciplina: Matemática
Série: 3ºAno do Ensino Médio
Turno: Vespertino

Atividade de Matemática (filme)

Conteúdo: Conceito de Ciências e Conhecimento Científico, senso comum ou popular, conhecimento filosófico e religioso.

Objetivo da Atividade: Contextualizar com o aluno a atividade envolvendo a área entre ciências, matemática, e os aspectos filosóficos existentes no mundo contemporâneo, quebrando o paradigma de que matemática é só números.

Metodologia e Habilidades a serem trabalhadas: Depois de explicar para os alunos sobre as formas de conhecimento existentes (conhecimentos cientifico, senso comum, mito e conhecimento filosófico) e os alunos assistiram ao filme Grandes felinos estes serão organizado em grupos de 5 alunos para identificarem uma passagem no filme que apresente: um conhecimento cientifico, um senso comum, um mito, um conhecimento filosófico. Depois de identificado esses tipos de
conhecimento os alunos seriam convidados a confrontar as suas
respostas com as respostas dos outros grupos discutindo entre si a
veracidade das opções escolhidas. Depois dessa discussão inicial aos alunos seriam convidados a refletir sobre a importância da matemática nos dias de hoje e tentaria encaixar a matemática nos aspectos de senso comum, do conhecimento cientifico, conhecimento filosófico e do mito.
Uma pergunta que será primordial no desenvolvimento desse trabalho
é: como você identifica a matemática no seu dia-a-dia como sendo um
senso comum, como um conhecimento cientifico, como um mito e como um
conhecimento filosófico?


Nome do Filme: Grandes Felinos

Quem são e como vivem estes extraordinários animais: é difícil quem não admire a beleza suave e a imponente elegância dos grandes felinos, a dança rítmica de seu andar silencioso, sua incansável paciência....
Mas nós realmente os conhecemos? Poucos estão familiarizados com o implacável instinto de sobrevivência destes animais, que são algumas das maiores criaturas vivas. Dê um salto no passado, conheça os fósseis ancestrais dos gatos; volte às atuais pesquisas e descubra os segredos revelados mais recentemente sobre felinos. Com a ajuda de animações gráficas, você verá as surpreendentes comparações de tamanho e velocidade de cada espécie. Através de imagens captadas bem de perto, acompanhará o comportamento destes animais em seu ambiente.

6 comentários:

Unknown disse...

olá!!!
hoje o meu comentário é sobre
o homem que calculava;que muitas vezes na teoria o calculo poderia está certo mas na prática haveria um grande erro,o homem que calculava etava certo em colocar a sua teoria em pática"matematica-
mente"só assim não haveria erro na divisão e todos sairiam ganhando de foma justa;o homem mostra que
pra resolver algum problema seja lá qual for é preciso primei-
ro que conhecemos como resolver o problema,porque existe a divisão
simples que achamos legal,a correta que é aquela que na teoria é a correta mas que na prática
dar tudo errado e a perfeita aquela que na prática e na teoria da tudo certo;por fim
o calculista via a resolução do pro
blema de uma maneira injusta e que
não interligava com os seus prin-
cipios éticos ,mas na matemática estava certo o calculo do mercador,
mas na prática não e também notei que ele tinha o coração bom porque
dividiu o dinheiro com o seu companheiro....
tem que ter justiça e não injustiça


essa foi a mimnha visão sobre o texto....

Unknown disse...

quando o homem que calculava disse:"se eu dei 5 pães devo receber 7 moedas,o meu companheiro que deu 3 pães, deve receber apenas 1 moeda".parecia inicialmente que ele estava errado, pois ele deu 5 pães então devia receber 5 e o companheiro que deu 3 devia receber 3 moedas. mais quando ele provou matemáticamente que estava certo percebemos,o quanto é importante saber matemática,maravilhado o mercador reconheceu a lógica e pagou da forma que tinha sido defendida, mais o calculista sabendo que estava certo matematicamente,não estava de acordo com os princípios éticos.então dividiu em duas partes iguais as moedas com seu companheiro,isso demonstrou que a matemática tem haver com os princípios éticos.
equipe: marcelo, tatiara, matheus

thays disse...

De acordo com o texto, Beremiz tinha uma opção a escolher: Seguir a perfeição e ficar em vantagem ou considerar seu companheiro e alcançar a ética. No começo, ele pensou na lógica, mais percebeu que o egoísmo, não deve ser levado em conta. Porém, o dinheiro mexe com a cabeça das pessoas e leva muitas vezes a atitude fora do comum. No final, Beremiz não pensou assim e resolveu dividir em duas partes iguais, afirmando que muitas vezes que é matematicamente correto, não é a coisa perfeita a fazer de acordo com os principios éticos.
"Como diz a música: mais vale um amigo na praça que dinheiro no bolso".


Equipe:

Thays
Caliane
Lídia
Maíra
Ranufla
Vanessa
Rhandir
Fabiana

Héverton Sales disse...

Olá professor.

Estamos aqui para comentar sobre a atividade "O homem que calculava".

No 1º quesito do atividade: Nós concordamos, porque o mercador reconheceu que era lógica a argumentação feita pelo matematico Beremiz e dispôs a pagar da forma que foi solicitada.

No 2º quesito: Beremiz Somou seus 5 pães com os 3 d seu amigo que dava um total de 8 pães e dividu cada pão em 3 pedaços que somou 24 pedaços.
Beremiz ficou com 15 pedaços, comeu 8 e deu 7 ao mercador, seu amigo ficou com 9 depaços comeu 8 e deu 1 ao mercador.Ficando cada um com 8 pedaços cada pedaço custara ao mercador 1 moeda, então beremis recebera 7 moedas porque deu 8 pedaços de pães, e seu amigo com 1 moeda porque deu apenas 1 pedaço, Tornando assim a divisãomatematicamente correta. mas como ja foi dito em sala de aula, nem sempre o que é legal e justo e nem sempre o que é justo é legal.

No 3º quesito da atividade:
Em nome dos seus principios éticos da justiça.

No 4º qusito da atividade: sim concordamos, esta divisão não foi justa, mas porem, foi legal.Porque o amigo estava viajando com ele e, apesar de ter dado apenas um pedaço de pão ao mercador mas ajudou na divisão e a saciar a fome do mesmo.

Conclusão: Atravéz dessa história podemos tirar lições que possam ser aplicadas em nossas vida, em nosso dia à dia, como modelo de legalidade, Justiça, e ética.Porque se um dia quisermos ser cidadões críticos temos que conhecer o que é justo, o que e legal, e o é ético, e principalmente nos mantermos informados das coisas que estão se passando ao nosso redor!!!

Héverton Sales disse...

Alunos do comentario d hevertom_sales:

Bismarck
Daniel
Héverton
Rodolfo
Ruann

Unknown disse...

Atividade de Matemática 3º Ano
As três divisões do homem que calculava

Concordamos com o que o mercado diz, porque ele queria fazer a divisão modo ético e moral, não se importando com a forma correta, a forma matematicamente provada.

Divisão de Beremiz:

Beremiz- 5 pães
Companheiro- 3 pães
Total- 8 pães
Divisão em três pedaços iguais cada pão- 8*3 = 24 pedaços

15 pedaços provinham de Beremiz – 5 pães
09 pedaços provinham de seu companheiro – 3 pães

Em três pessoas cada um dos três comeria 08 pedaços. Logo Beremiz que comeria 08 dos seus 15 pedaços, sobraria para o mercador 07 pedaços.
E, seu companheiro comeria também 08 dos seus nove pedaços, então sobraria 01 pedaço para o mercador Maomé.
Então das 08 moedas matematicamente Beremiz achava que tinha direito a 07 moedas por der doado 07 pedaços de pão, e seu companheiro tinha direito a apenas um por ter doado apenas 01 pedaço de pão.

Beremiz dividiu as moedas em partes iguais por ter na consciência a idéia de que daquela forma mais ético e correto no sentido de companheirismo dividir as moedas igualmente.

Eu concordo com essa divisão porque a proposta de Maomé era para os dois companheiros dividir os pães independentemente da quantidade que cada um tinha...


Por: Elmária, Fernanda, Jardelan, Marisa e Miriam.